Thursday, October 29, 2009

7th Open Classroom Conference


 

EDEN Porto/ Facebook


Alfândega do Porto
Fotografia: António Ámen

Decorreu no Porto, entre os dias 15 e 17 de Outubro 2009 a Seventh Open Classroom Porto 2009. Teve lugar no Centro de Congressos da Alfândega com uma belíssima panorâmica para o Rio Douro.


Incubating Creativity and the Capacity for Innovation:
Open Content, Social Networking Tools and
Creative Learning for All
15-17 October 2009
Porto, Portugal

A EDEN Porto 2009 organizada em colaboração com a Universidade Aberta e a Universidade do Porto, teve ainda o apoio da Comissão Europeia e do Ministério da Educação.

O programa era vasto, dado que envolvia o uso da Web 2.0 na Educação.

Foram muitos os autores que compareceram, oriundos de diferentes países europeus e intercontinentais.

A escolha era portanto diversificada, o que fez com que investigadores, professores e analistas de diferentes quadrantes partilhassem dos mesmos espaços e alguns trocassem ideias entre si mediante os seus interesses.

Tentadora, mais uma vez, esta oportunidade de poder participar, ouvir, partilhar conceitos sobre os actuais paradigmas da evolução das aplicações Web 2.0 ligadas ao ensino e aprendizagem nas escolas, neste Ano Europeu Criatividade e Inovação


Na sessão de abertura, Alan Tait, presidente de EDEN deu as boas vindas a todos os conferencistas, seguindo-se os representantes das organizações acima mencionadas.

Deu-se então início aos trabalhos! Nesse dia, a apresentação de António Dias Figueiredo, da Universidade de Coimbra denominada Innovating in Education, Educating for Innovation foi talvez a mais interessante, na minha perspectiva.

No dia 16, David Instance (Senior member of OECD) apresentou Innovative Learning Environments - Insights from recent OECD/CERI analyses. Como  participara na NML Conference pude seguir com maior interesse a análise complementar daquela que Francesc Pedrò apresentou em Bruxelas, como principal orador.

De assinalar também, Bjorn Teistung, representante da Globalskolen, um departamento da Net School da Noruega com Kids going global e Pilar Lacasa professora da Universidade de Alcalá, perita no uso de videojogos no ensino, com refrescante apresentação New media Ecologies: Children Lives in Real and Virtual Worlds.

As sessões em inglês tiveram uma maior afluência, embora, o panorama humano fosse alterando de dia para dia, dado a cidade apresentar temperaturas muito amenas para aquela altura do ano. Os conferencistas internacionais aproveitaram muito do seu tempo a visitar a cidade. E  o Porto sob tal luminosidade era bem digno do seu interesse!

As sessões em português foram um pouco esquecidas pela própria organização. Mas, talvez já fosse de esperar! No entanto, os conferencistas nacionais sentiram essa desigualdade.





 Fotografia: Paulo Moreira*

Nessa mesma tarde, participei na Sessão C3 (Sessão em Português), apresentando  "Anatomia de Aplicações Digitais e Locais Virtuais de Conteúdos Educativos: Geracao N-Gen".

No dia 17, durante a manhã, algumas apresentações tiveram ainda lugar, até que por voltas das 11 horas deu-se início à sessão de encerramento com entrega de prémios e leitura das conclusões finais.
Muitos conferencistas já tinham regressado a seus países de origem.

A organização foi razoalvemente impecável, o apoio a todos os participantes nem sempre atencioso e prestativo.
No entanto, os três dias decorreram num ambiente académico e informal em tempos de convívio entre pares.

Com presença no Twitter, a conferência ia quase virando um fait-divers, em alguns casos.


Researchers, teachers and some organisations from 30 countries participated in the Seventh Open Classroom Conference - European School Web 2.0, Porto, 15-17 October 2009.

The EDEN Porto 2009 had been hosted at the Alfandega do Porto Congress Center, in downtown Porto, by the Douro River.


To bring up and reflect upon these considerations, EDEN in the framework of its Open Classroom Initiative is organizing this Conference on The European School 2.0: Incubating Creativity and the Capacity for Innovation, together with the Universidade Aberta, the Portuguese Open University, and the University of Porto as well as the support of other European and international expert bodies.



The conference programme included plenaries, parallel sessions with paper presentations and workshops. The event started in the afternoon of 15 October, with registration and the Opening Plenary Session and ended with the Closing Plenary  Session on 17 October.

Conference themes:

In the age of the Social Web (Web 2.0/3.0), virtual learning environments empower teachers and learners to open their classrooms and be part of emerging folksonomies – the social construction of learning. Upcoming learning solutions gradually replace presentation tools with shared discussion and work spaces, offer coaching utilities instead of help desks, and learning resource repositories instead of ready-made digital materials. Teachers and learners alike are now using ICT very differently from one another and ever more creatively.

It was an interesting event! You can read the EDEN Porto Classroom message here

We certainly need to face the increasing Policy inter‐dependence between Educatiom, Growth and Social Inclusion. In other words, the new Equity Challenge
implies that we have to re‐engineer our school education systems, better than delivering “massive” education to the engagement of people in “massive” knowledge experiences, by up‐grading their Learning‐to‐learn Competence!



G-Souto
30.10.2009
Copyright © 2010G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®


Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.

* Agradecimento

No comments:

Post a Comment