Saturday, November 8, 2008

Collaborator Workshop elearningeuropa.info in Brussels



Tour Madou

No dia 30 de Outubro 2008, um grupo de colaboradores de elearningeuropa.info, do qual tenho a honra de fazer parte, como especialista - embora me considere uma aprendiz ao longo da vida - foram convidados para participar num Workshop na sede da Comissão Europeia, em Bruxelas. 





O portal elearningeuropa.info é uma iniciativa da Comissão Europeia e faz parte do Programa eLearning gerido pelo departamento Multimédia da Direcção Geral de Educação e Cultura.

entr_tour_madou_lidjia_croacia_30_10_08.jpg

Tour Madou
Fotografia: Lidija Kralj (Croacia)

A reunião teve lugar na Tour Madou  Directório Geral para a Educação e Cultura da Comissão Europeia. Encontrámo-nos numa das salas do 16º andar que usufruía de uma panorâmica lindíssima sobre a cidade. No entanto, a visibilidade não era muita dado que chovia imenso! As temperaturas rondavam os -2º graus e os 7º graus.

repr_coms_europ_30_10_08.jpg

Representante da Comissão Europeia
Fotografia: Niilo Alhovaara (Sweden)

Participaram vários colaboradores experts, vindos de diferentes países europeus - Suécia, Grécia, Croácia, Bélgica, Espanha, Itália, Finlândia, Bulgária e claro Portugal! A agenda de trabalhos apresentava-se intensa!


Países da UE

A reunião contou com a presença de Adam Pokorny, representante da  Comissão Europeia para a Educação, que depois de dirigir uma mensagem de boas vindas, apresentou as directrizes da Comissão Europeia para o ensino ao longo da vida, inseridas no Programa Comunitário "Aprendizagens ao longo da vida 2007-2013".

respons_workshop_31_10_08.jpg

Representante da Comissão Europeia
Responsáveis elearningeuropa.info
Fotografia: Niilo Alhovaara (Sweden)

Eugenio Rivière, responsável pela equipa do portal, definiu as prioridades do elearningeuropa.info. E deu então a palavra aos dinamizadores  da sessão de trabalho, Elina Jokisalo, coordenadora do portal e Gary Shochat

Debateram-se assuntos gerais de melhoria do portal, de modo a alargar as competências e aprendizagens de todos  os cidadãos europeus, do ensino básico ao ensino universitário, passando pelo ensino profissionalizante, numa base interactiva de ensino ao longo da vida.

brussels-11.jpg

Workshop elearningeuropa.info
Brussels
Fotografia: Niilo Alhovaara (Sweden)

Todos os colaboradores apresentaram sugestões e ideias para viabilizar uma interacção mais constante na verdadeira perspectiva de comunidade colaborativa e de prática. O debate foi animado e muito enriquecedor!


brussels-12.jpg

Workshop elearningeuropa.info
Brussels
Fotografia: Tiina Sarisalmi (Finland)

Durante a tarde, cada especialista-colaborador apresentou uma panorâmica do trabalho desenvolvido no seu país, com enfoque no uso de aplicações tecnológicas em actividades educativas. 

Os campos de intervenção são vastos e  bastante diversificados, tendo como base comum o elearning e, em alguns casos, o blended learning. Essa diversidade tornou a reunião deveras atractiva!

30102008008.jpg

Workshop elearningeuropa.info
Brussels
Fotografia: Gina Souto (Portugal)

Um dia inteiro de partilha de experiências, lançamento de novas e pertinentes ideias para que a Comissão Europeia leve por diante esta acção de formação e informação, de modo a alcançar todos os cidadãos, europeus, numa perspectiva cada mais alargada do ensino e aprendizagem ao longo da vida.

O portal elearningeuropa.info aparecerá no início de 2009,  como uma plataforma de "open source".

Sem dúvida cansativa, esta sessão! Mas imensamente rica e produtiva no domínio dos conhecimentos, na partilha de experiências, na capacidade de inovar e criar, prenunciando o ano que se aproxima.

A Comissão Europeia propôs para 2009 o 'European Year of Creativity and Innovation'.


G-Souto

National Collaborator/Expert
elearningeuropa.info

09.11.2008
Copyright © 2010G-Souto'sBlog, gsouto-digitalteacher.blogspot.com®


No comments:

Post a Comment